No nosso dia-a-dia nos deparamos com muitas situações que nos chamam a atenção. Mas uma delas é fundamental para a nossa existência: A COMUNICAÇÃO. Muitas vezes, temos um conceito tão simples do que isto significa, mas apresentaremos aqui os seus Elementos Básicos, para que assim fique mais clara a ideia de comunicação como um todo.
Emissor: É aquele que é o responsável por EMITIR a mensagem. Este pode ser uma pessoa, um grupo, uma empresa e até mesmo uma intituição.
Receptor: É aquele que RECEBE a mensagem. Também pode ser representado por pessoas, grupos e etc.
Canal: Meio físico ou virtual, que assegura a circulação da mensagem, por exemplo, ondas sonoras, no caso da voz. O canal deve garantir o contato entre emissor e receptor.
Código: a maneira pela qual a mensagem se organiza. O código é formado por um conjunto de sinais, organizados de acordo com determinadas regras, em que cada um dos elementos tem significado em relação com os demais. Pode ser a língua, oral ou escrita, gestos, código Morse, sons etc. O código deve ser de conhecimento de ambos os envolvidos: emissor e destinatário.
Mensagem: é o objeto da comunicação, é constituída pelo conteúdo das informações transmitidas.
Ainda podemos citar aqui o REFERENCIAL. Que é simplesmente sobre o que a mensagem se refere. O contexto pode se constituir na situação, nas circunstâncias de espaço e tempo em que se encontra o destinador da mensagem. Por exemplo, para um brasileiro se comunicar com um japonês seria necessário que ou o brasileiro soubesse falar japonês, ou o japonês entender o português. Ficaria muito difícil, ou quase impossível, um entender a lingua do outro sem possuir os devidos conhecimentos.
O RUIDO ainda pode ser lembrado, pois ele é responsável por atrapalhar, dificultar a emissão e a recepção de uma mensagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário